Programa Bolsa Idiomas Manaus: Como funciona

Saber a língua portuguesa perfeitamente não é mais um critério para conseguir uma vaga numa multinacional. Atualmente, é preciso que o cidadão esteja bem afiado no português e também em outras línguas, como inglês e espanhol. No entanto, nessa busca por qualificação, nem todas as pessoas tem dinheiro suficiente para investir em um curso de língua estrangeira. Pensando nisso, a Prefeitura de Manaus anualmente abre o processo seletivo para o Programa Bolsa Idiomas Manaus. Então, quer conhecer o que se trata, como funciona, inscrições e requisitos? Leia o artigo abaixo e informe-se.

O que é Bolsa Idiomas Manaus

O Bolsa Idiomas Manaus é um programa que faz parte do projeto do Bolsa Universidade, que possui o objetivo de conceder bolsas de estudos às pessoas que não possui uma renda capaz de pagar um curso de idioma. Ele distribui bolsa de idiomas de caráter integral (100%) e parcial de 75% ou 50% de desconto no valor da mensalidade do curso.

O programa possui convênio com várias instituições educacionais voltadas para ensino de língua estrangeira. Atualmente, o Bolsa Idiomas Manaus possui parceria com cinco entidade educacionais, são elas: Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, My Way Idiomas, Dom Bosco, Aslan e Yes! Idiomas.

bolsa idiomas manaus

Como funciona Bolsa Idiomas

O Bolsa Idiomas Manaus visa beneficiar toda uma sociedade, desde os participantes até os próprios munícipes de Manaus. Isto porque os estudantes que são beneficiados com uma bolsa de estudos no programa deve participar de atividades em entidades públicas e outras instituições que desempenha uma atividade de interesse público. Para regulamentar a participação de cada candidato, o programa definiu a quantidade de hora em que os estudantes devem se comprometer no desenvolvimento das atividades sociais, educacionais, esportivas, socioambientais, entre outros.

Bolsa integral de 100%: cumprir carga horária correspondente a 10% da carga horária do curso.

Bolsa integral de 75%: cumprir carga horária de 10% da carga horária do cursos.

Bolsa integral de 50%: cumprir carga horária de 5% da carga horária do curso.

Inscrições

A inscrição no Bolsa Idiomas Manaus pode ser realizada apenas pela internet, por meio do Portal do Candidato, que atende pelo seguinte endereço eletrônico: http://portalespi.manaus.am.gov.br/. Este a primeira edição do Bolsa Idiomas teve suas inscrições iniciadas no dia 14 de fevereiro e se estendeu até 1º de março. O processo seletivo do Bolsa Idiomas Manaus se resume à três etapas: inscrição online, classificação e entrega da documentação necessária para concluir o processo de inscrição. Alguns documentos requeridos são: comprovante de residência, documentos pessoais, declaração de renda familiar e também comprovante de renda.

Requisitos Bolsa Idiomas Manaus

Assim como outros programas desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus, como Bolsa Universidade e Bolsa Pós-Graduação, o Bolsa Idiomas Manaus também possui algumas diretrizes que definem a entrada de participantes no processo seletivo. Para concorrer à uma bolsa de estudos de idiomas é preciso obedecer às seguintes normas:

  • Morar na cidade de Manaus;
  • Ter idade igual ou superior a 16 anos;
  • Estar cursando ou haver concluído o ensino médio;
  • Possuir uma renda familiar per capita que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50).

Além disso, é preciso se comprometer na execução das atividades propostas no programa e também não ser beneficiário de nenhum programa similar ao Bolsa Idiomas.

Add Comment