Como funciona o Bolsa Universidade Manaus

Nas últimas décadas, diversos programas oficiais visam oportunizar o acesso ao ensino superior para as mais diversas classes sociais e perfis distintos de estudantes brasileiros. Considerado por muitos elitizado, o ensino acadêmico de graduação superior, até pouco tempo atrás era privilégio de poucos e essas iniciativas visam melhorar a formação técnica dos profissionais das mais diversas áreas de atuação.

Uma iniciativa nesse sentido foi tomada pela Prefeitura de Manaus, capital do estado do Amazonas, com a implementação do Programa Bolsa Universidade Manaus, que oferta mais de 13 mil vagas para alunos comprovadamente de baixa renda.

Conhecido como PBU, o Programa Bolsa Universidade Manaus funciona de forma distinta de outras linhas de crédito ofertadas por órgãos oficiais, como o Fies, mantido pelo governo federal. O PBU oferece bolsas nas instituições particulares da cidade, e em contrapartida o aluno trabalha em projetos que melhores a qualidade de vida dos moradores, sem precisar devolver o dinheiro investido depois de formado.

Formato do Programa Bolsa Universidade Manaus é diferenciado

O programa estabeleceu parceria com 15 instituições de ensino, que oferecem cursos nas mais diversas áreas, e são 3 modalidades de bolsa:

  1. Integral – com pagamento de 100% do valor das mensalidades
  2. Parcial 1- com pagamento de 75% do valor das mensalidades
  3. Parcial 2 – com pagamento de 50% do valor das mensalidades

Entre as instituições participantes estão as principais Faculdades do Estado, como Ulbra, La Salle, Martha Falcão, Mauricio de Nassau, Boas Novas, Dom Bosco, Ciesa, Esban, Fucapi, Fametro e Uninorte.

Para cada faixa, o bolsista deverá cumprir, já durante a graduação, um período determinado de horas semanais, de acordo com a sua faixa de benefício. A saber:

  • Integral (100%) – 16 horas semanais
  • Parcial (75%) – 12 horas semanais
  • Parcial (50%) – 8 horas semanais

Os projetos executados pelo aluno serão de cunho socioambiental, cultural, educacional, esportivo, social, ou semelhante, e serão determinados em conjunto com a instituição e a administração do Programa Bolsa Universidade Manaus.

Requisitos para participação no Programa Bolsa Universidade

Para poder se inscrever nesse programa, é preciso que o aluno esteja atento aos requisitos necessários e também às restrições que o PBU estabelece. Para se inscrever é preciso:

  • Ser brasileiro (nato ou naturalizado)
  • Ter concluído o Ensino Médio
  • Ser residente da cidade de Manaus (comprovadamente)
  • Ter renda familiar menor que um salário mínimo e meio (R$ 1.182,00 por pessoa)
  • Estar apto a se comprometer com a contrapartida do programa

Não poderão participar do processo de seleção do Programa Bolsa Universidade Manaus os alunos que:

  1. Estiverem matriculados em Universidade Pública
  2. Já possuírem diploma de Curso Superior
  3. Já forem beneficiários de outros programas oficiais, exceto se abrirem mão do mesmo

Processo Seletivo

O processo seletivo do PBU é realizado em três etapas:

  • Inscrição online
  • Classificação
  • Entrega de documentos

Para que a matrícula seja efetivada, é fundamental que o aluno tenha sido aprovado no vestibular da faculdade que escolheu, no curso correspondente, portanto, os prazos e datas devem ser observados corretamente. O link para as inscrições online é o portalespi.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade

bolsas manaus

Realize seu sonho de terminar a Universidade

Essa é uma grande oportunidade oferecida à população de Manaus e tem o intuito de melhorar a qualidade de vida de toda a população. Investindo na formação acadêmica, o Programa Bolsa Universidade Manaus fomenta o saber e a participação dos jovens não somente na Universidade, mas também na sociedade.

Assim, todos ganham em qualidade de vida e de formação, e a vivência prática dos acadêmicos com a realidade local irá alavancar ainda mais sua formação. Além dos conhecimentos teóricos adquiridos em sua graduação, a participação nos programas de contrapartida irá trazer o conhecimento prático, tão necessário para a completa formação dos indivíduos.

O Programa Bolsa Universidade Manaus oferece a chance para que o jovem possa concluir o curso que deseja, nas mais diversas áreas de atuação, em instituições reconhecidas pelo MEC e que primam pela excelência no ensino. Portanto, se você se encaixa no perfil que o PBU procura, não perca mais tempo e busque agora mesmo as informações necessárias para participar da próxima edição do Programa Bolsa Universidade Manaus.

Será certamente, o primeiro e decisivo passo para que o seu futuro esteja garantido, com uma excelente formação e uma profissão estável e rentável.

Add Comment